Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a micose não é um problema que afeta apenas as unhas. Ela também pode afetar a pele e os cabelos, principalmente em épocas mais quentes como o verão. Saiba tudo o que você precisa sobre ela para evitá-la e tratá-la de forma correta.
O que é?
A micose é uma infecção causada por diferentes tipos de fungos, microrganismos que existem na natureza há milhões de anos e estão em praticamente todos os ambientes, desenvolvendo-se com mais facilidade em locais quentes e úmidos. Eles estão em contato permanente com a camada superficial da nossa pele, e convivem em equilíbrio com o nosso organismo, e quando eles conseguem penetrar no nosso corpo, provocam uma infecção, a micose.
Quais os sintomas?
Os sinais da micose são desconfortáveis e variam de acordo com o tipo e extensão do problema. Os sintomas mais comuns são coceiras, alterações na pele com o aparecimento de manchas vermelhas e descamação, fissuras e rachaduras entre os dedos dos pés e manchas deformadas e doloridas nas unhas.
Na pele podem surgir o chamado pano branco, caracterizado por manchas brancas e descamação no tronco, no peito e nas costas, as frieiras ou pé-de-atleta, que provocam coceira, vermelhidão e fissuras doloridas entre os dedos dos pés e manchas avermelhadas nas dobras do corpo, como axilas e virilhas. Nas unhas, a micose faz com que fiquem mais grossas, quebradiças e esbranquiçadas. No couro cabeludo podem haver pequenas lesões, descamação e coceiras.
Como ocorre a contaminação?
Como se prevenir?
Tenha o seu próprio kit de unhas com alicates de unha, tesouras e lixas, e mantenha-os sempre esterilizados. No salão, certifique-se de que as manicures esterilizam o material antes de usar.
Animais de estimação também podem transmitir micoses, por isso, a qualquer sinal de alteração no pelo ou descamação, procure o veterinário.
Evite usar roupas e calçados muito apertados e sempre que possível, prefira meias e camisetas de algodão.
Em casa, mantenha os ambientes sempre limpos e secos para evitar a proliferação de fungos.
A qualquer sinal de micose, procure um médico para fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
Como tratar?
Em caso de suspeita de micose, evite a automedicação, só um médico poderá diagnosticar o problema exato, pois algumas infecções causadas por bactérias podem ter sintomas semelhantes ao de uma micose.